​Como adquirir uma formação corporativa em 6 etapas

23/04/2019

A formação profissional é uma despesa comum para a maioria das empresas, faz parte dos intangíveis adquiridos. Muitas vezes administrados por Recursos Humanos, esses intangíveis são trocados e adquiridos como outros serviços e / ou produtos…, mas talvez não da mesma maneira.
Você não deve ser guiado pelos preços (ou, pelo menos, isso não deveria ser o mais importante).

Então, como escolher o melhor treinamento?

Etapa 1: Defina a necessidade

Como em qualquer outra compra, este primeiro passo é crucial. No entanto, pode ser difícil escrever especificações detalhadas para o treinamento. Em termos gerais, deve integrar:

  • público alvo do treinamento (seu nível, a que serviços eles pertencem, suas expectativas, seus problemas, o contexto, etc.)
  • As necessidades específicas às quais o treinamento deve responder. Por exemplo, trata-se de conhecer, entender, analisar ou aplicar uma metodologia?
  • Expectativas, da empresa, do colaborador, mas também do gerente. Você pode especificar o número de dias de treinamento e as modalidades (em um formato in-company poderia ser interessante cortar um treinamento de 2 dias, em várias sessões num período de uma ou duas semanas).
  • Indicadores de desempenho: como será avaliado se o treinamento é bem-sucedido ou não? Por exemplo: evolução do conhecimento (através de avaliação no final do treinamento), evolução das habilidades (através de um cenário prático).

Tente determinar as necessidades antes de criar a abordagem com um provedor.

Etapa 2: Encontrar fornecedores

Para direcionar sua necessidade ao provedor de treinamento correto, pergunte a si mesmo de que tipo de trainer você precisa:

  • Um especialista no assunto?
  • Um especialista no seu negócio?
  • Um generalista?

Tudo depende do público e propósito do treinamento. Em cada caso, você será aquele que escolherá um trainer (que encontrará a melhor maneira de transmitir o conteúdo), ou um profissional (que permitirá que você compare suas práticas com as do exterior).

Para simplificar o processo, consulte uma empresa de formação e treinamento reconhecida. Eles serão responsáveis ​​por definir o conteúdo do treinamento mais apropriado, os métodos de aprendizado mais ágeis e identificar entre seu grupo de instrutores, o mais eficaz para atender às suas necessidades.

Etapa 3: Aconselhamento

De acordo com as suas especificações e uma entrevista com o provedor, peça para ele propor um programa: isso permitirá que você verifique se ele entendeu corretamente suas necessidades, e se a oferta formativa atende às suas expectativas.

Etapa 4: Comparar ofertas

Esses intangíveis, ou serviços intelectuais, costumam ser difíceis de comparar entre um provedor e outro, portanto, concentre-se em:

  • O fundo: quais são as questões e temas abordados durante o treinamento? Como eles respondem ao problema? Se necessário, confie em um especialista interno. Também estude o número de dias propostos para atingir a meta.
  • A forma: como o provedor pretende transmitir essas habilidades? Teoria / prática, exercícios, uso de ferramentas digitais e / ou jogos de negócios? A escolha de ferramentas é importante porque torna otreinamento original, interativo e maximiza o comprometimento dos participantes para alcançar os resultados esperados.
  • A avaliação de habilidades: durante o transcurso da formação, mas também ao final. O acompanhamento pós-treinamento oferecido pelo provedor também pode ser uma vantagem ao avaliar as ofertas.

Se a proposta do provedor da formação não corresponder exatamente às suas necessidades, não hesite em propor modificações. Ao ler a oferta, avalie, entre outras coisas, a criatividade pedagógica, a capacidade profissional, sua adaptabilidade. Você pode considerar iniciar a fase de negociação se gostou de uma oferta, mas ela não atender ainda a todas as expectativas.

Etapa 5: Negociação

Tudo é negociável, mas nem sempre podemos ganhar em todos os pontos. No entanto: Tente não comprar caro. Defina um nível de requisitos (veja os passos acima), e selecione a melhor proposta observando a parte técnica, mas também a econômica.

Como os anglo-saxões dizem “você recebe pelo que você paga!”

Etapa 6: Contratação

No contrato está o acordo para fazer o treinamento efetivo, assinado por ambas as partes com o programa específico em anexo. Inclui todos os elementos técnicos acordados: número de dias, participantes, local e horário do treinamento, taxas, condições de cancelamento, etc.

Uma última observação: no final do treinamento, o provedor deve fornecer ao departamento de recursos humanos um conjunto de documentos contratuais, como uma folha de participação assinada pelos participantes, e entregar um certificado de formação a cada um deles.

O treinamento de seus funcionários é essencial para o desenvolvimento pessoal deles, e para o da empresa.